Best of 2007!!!...or something like that...

Posted by Steven87 on Sunday, January 06, 2008

Já vai sendo tempo de apresentar aqui, aqueles que, na minha modesta opinião foram os cantores/rappers e claro, os albuns que mais se destacaram neste ano de 2007 que agora acabou...

Não irei fazer nenhum ranking, portanto a ordem pela qual aparecerão aqui os albuns será completamente aleatória.

Para começar gostava de destacar Tank, um R'n'B singer, que em Maio de 2007 lançou um album a que deu o nome de Sex, Love & Pain. Este album foi do melhor que ouvi em 2007 dentro do género. Baladas fortes misturam-se com sons mais cool e dançaveis, boa produção (salve-se o R'n'B!!!) eu diria que, se andam a procura de banda sonora para noite romântica encontram neste album uma boa solução(in the club...and after the club...). Para provar a minha nomeação para a minha Lista Dos Melhores Albuns Do Ano, está a não menos importante nomeação deste mesmo album para os Grammy's na categoria de R'n'B Album of the year e ainda Best R&B Male Vocal Performance!!! Fiquem atentos a este senhor, vale a pena ouvir.


Seguidamente chega a hora de falar do tão aguardado album de um dos meus singers favoritos, nada mais nada menos que Joe. Foi 2007 o ano escolhido para o lançamento do album Aint' Nothin' Like Me, lançamento este que foi por inúmeras vezes adiado, chegando mesmo o nome a ser alterado por 2 vezes antes do lançamento... Mas finalmente em Abril, Joe, ou quem quer que fosse, decidiu-se a lançar 6º album de uma carreira recheada de êxitos.
Pois este album não é a pérola que eu esperava que fosse, confesso, mas mesmo assim tem o direito de aqui aparecer, não só por ser Joe!, mas isso sim, por realmente merecer!!! Um dos grandes problemas que eu indentifíco em algumas produções é o número de faixas que são colocadas em cada album, albuns com 17!!!18!!! até 20!!! musicas, meus amigos ou é algo de extraordinário, ou acaba por perder-se o valor do proprio album. Senão vejamos, este album do Joe, tem nada mais nada menos que 15 faixas... (não é habitual neste artista). Pois bem, para quem conhece e segue o trabalho de Joe nos ultimos anos, este senhor tem lançado autenticas maravilhas para o mercado discografico, daí eu ter o direito de afirmar com toda a convicção que pelo menos 4 musicas aqui não têm lugar!!! Curiosamente são as 4 primeiras... as restantes 11 são uma maravilha para os ouvidos, belissimas produções, participações muito bem conseguidas (Fabolous, Tony Yayo, Young Buck...) e uma voz de Joe que não engana, estamos ainda perante um dos melhores cantores R'n'B/Soul de sempre!!!


Continuando na senda do Rhythm and Blues, chego agora a Jagged Edge, não valerá adiantar-me muito na análise a este album até porque essa já foi feita no momento em que o album chegou as lojas...Baby Makin' Project, é sem duvida tambem um dos melhores albuns de 2007. Esta banda teve um 2007 em que ainda viveu muito do sucesso do album lançado em 2006 (Jagged Edge de seu nome)mas a verdade é que chegados a 2007 voltaram a fazer das suas e conseguiram apresentar um produto que não estando no altissimo nivel que esteve o seu antecessor, não pode desiludir os fãs deste grupo.
(Se não leram, vão ao arquivo aqui da casa e leiam a análise ao album e vejam o clip do único single do album, Put A Little Umph In It).



Passo agora a falar de um senhor chamado Shawn Carter, mais conhecido por Jay-Z, um dos melhores rappers que este mundo já viu, com uma capacidade de criação de rimas fora do comum (não escreve uma única rima no papel, preferindo "anotar" as suas ideias na própria cabeça!!!), lançou em 2007 o seu 10º album da carreira, dando-lhe o nome de American Gangster por se tratar de um album inspirado no filme de Denzel Washington com o mesmo nome...
Com este album confesso que me reconciliei com Jay-Z e com a sua maneira de estar no Hip Hop, depois do regresso em 2006 com Kingdome Come (não me convenceu nem um pouco, apesar de ter sido aquele que mais vendeu na carreira de Carter na primeira semana que foi colocado nas lojas), este album relembra-me muito Blueprint, com belas produções por parte de Neptunes, Diddy, Jermaine Dupri, Just Blaze, Mario Winans... um leque apreciável de participações, não sendo nenhuma capaz de ofuscar a brilhante performance de Jay-Z...ao nível do melhor que já fez. No Hook, por exemplo, é um hino ao Hip Hop, strong lyrics, um ritmo impressionante de principio até ao fim, passagens de musica para musica muito bem conseguidas e acima de tudo uma impressionate produção sonora do album, ao nivel de produção é sem duvida o melhor não só do último ano, mas sim dos ultimos anos!!! Este album apresentado ao vivo é algo de extraordinário de ouvir...Desde pianos, trompetes, baterias...tudo aparece neste album!!! Aconselho vivamente a ver o vídeo que
aqui coloquei aquando da apresentação do album...


Damos agora um salto da East para a Weat Coast...Mais propriamente até LA, onde WC (Dub-C), um dos membros da West Side Connection, se deu ao luxo de lançar aquele que para mim é o album mais hardcore, mais bem produzido, completamente West Coast Style!!! do ano... Guilty By Affilliation é também o album que mais me surpreendeu, WC já me tinha chamado a atenção pela maneira como rima, pelos sons fartos em baixos (mesmo west coast) como eu tanto aprecio, mas este album passou todas as expectativas, é a ouvir albuns como este que me orgulho em ser um fiel seguidor da "kultura" Hip Hop, este album fez-me regressar aos bons tempos, onde se devoravam grandes albuns, com produções assombrosas, com um rapper e com convidados que conseguem dar uma veracidade aqueles beats que é deveras impressionante. Não me vou alongar muito mais na análise a este album até porque a mesma já foi feita aqui



E agora vamos até ao Texas, mais precisamente Houston, onde está o autor de um dos melhores albuns de Hip Hop do ano, Chamillionaire, com o album Ultimate Victory, uma quantidade impressionante de grandes hits, recheado de ritmos e variações deveras impressionantes para quem ainda não conhecia muito bem este rapper, com um flow muito agradável, este rapper consegue neste album apresentar um produto que pode agradar a variados segmentos do mercado musical, desde musicas mais calmas, em que o seu flow rápido mas extremamente melódico, dá lugar a um flow ritmado, calmo e de grande agradabilidade, até sons completamente loucos, bem ao estilo de Twista (mas não tão rápido), bastante parecido com Krazye Bones por exemplo... Algures por aqui, encontrarão a análise que fiz a este album, que pela produção, pelas participações (maioritariamente gente desconhecida do grande público), este é mais um daqueles albuns que me enche de esperança para o futuro do Hip Hop, nem tudo podia ser não...



Back to New York City...Talib Kweli, com Eardrum, talvez o mais puro album de Hip Hop made in East Coast que tive a oportunidade de ouvir nos ultimos tempos. Kweli é sem duvidas um dos meus rappers favoritos, sempre com uma forma de rimar bastante consciente, ele com Mos Def e Common são a nova vaga que aparece como a esperança para fazerem a ponte entre o underground e o mainstream, conseguindo juntar estas duas formas de estar neste negócio da musica de forma a que todas as facções possam sair satisfeitas com os resultados finais. É esse o caso de Eardrum, um album com 20 musicas de puro Hip Hop. Curioso é o 1º single do album, Listen, ser um dos meus sons favoritos, o que vem contrariar a maioria de outros albuns em que os singles não são do melhor que esses albuns têm, neste caso Kweli utiliza logo uma trunfo poderosissimo no 1º single!!! Caso para dizer Listen and watch the video here.
Ao nivel das lyrics Kweli é um dos melhores, com um flow que consegue acompanhar diversos tipos de produções, desde as mais básicas (onde aí se acentuam mais as qualidades de Kweli em manter uma rima por tempo interminável...) até produções mais complexas, com muitas variações ao longo da mesma musica, onde Kweli é obrigado a adaptar-se (este album é pródigo nesse aspecto).
Eardrum é um regresso ao passado, aos bons tempos de Hip Hop, com misturas com Jazz, Soul, R'n'B e o mais puro do Hip Hop, contando ainda com participações de artistas na sua maioria underground, mas aparecendo também alguns nomes bem conhecidos, tais como Will.I.Am, Musiq Soulchild, Justin Timberlake, Lyfe Jennings, Kanye West e na minha opinião, num dos melhores beats que ouvi em 2007 ("The Perfect Beat"), KRS-One!!! Esse mesmo, um dos dinossauros do Hip Hop tem uma aparição neste album, o que só o valoriza ainda mais!!! Ouçam que vale mesmo a pena!!!

0 comments: