B-Real a solo... Smoke N Mirrors

Posted by Steven87 on Sunday, April 05, 2009


B-Real, o rapper/líder do grupo Cypress Hill, lançou o seu primeiro álbum a solo. Dá pelo nome de Smoke N Mirrors e conta com muitas e variadas participações, desde artistas com carreira feita como XZibit, Snoop Dogg, Kurupt, Damian Marley e obviamente de Sen Dog dos Cypress Hill, até outros cujo nome ainda não será tão conhecido das “maiorias”, como é o caso de Buckshot, Young De e outros.
No que toca a produção essa está a cargo do próprio B-Real, The Alchemist, Soopafly, Scoop Deville e J-Turner.
B-Real é um rapper conhecido de todos, seja pela sua capacidade de fazer grandes rimas, seja pelo seu flow ou então pela sua peculiar voz, B-Real é conhecido e reconhecido por todos.
Não esperem um álbum estilo Cypress pois não é esse o conceito deste álbum, B-Real distancia-se mesmo dessa ideia, este é um álbum de B-Real e não de Cypress Hill.
Sendo originário da California, o som característico desta zona dos Estados Unidos está patente ao longo de todo o álbum. O que tem de ser realçado é a mistura que B-Real conseguiu conjugar num único álbum, desde som West Coast, até som que mais parece NY, como é o caso de Everything U Want com Buckshot, até Reggae, no brilhante Fire com participação de Damian Marley. Está lá tudo.
Outros sons que gostaria de realçar são Psycho Realm Revolution, 1 Life (talvez aquele que mais faz lembrar Cypress, pelo uso da viola e por B-Real e Sen Dog rimarem em espanhol em grande parte do som), Dude vs Homie e aquele que para mim é a par de Fire, a pérola neste álbum, Get That Dough, com produção a cargo de um até agora desconhecido Young Mass, este som tem um beat fantástico de princípio a fim e B-Real não se faz rogado e mostra aqui que está mesmo em grande forma, seja nas rimas, no ritmo, simplesmente fantástico este som.
Resumindo, Smoke N Mirrors é um álbum ecléctico, cheio de ideias novas, beats frescos, fazendo deste trabalho de B-Real, o melhor álbum de Hip Hop que saiu no mercado norte-americano neste ano de 2009.
Para quem esperava algo demasiado colado aos Cypress Hill, desengane-se, é algo completamente diferente, novo, inovador, fresco.
Sem dúvida será um dos melhores álbuns do ano, dou 4 valores em 5.

0 comments: