Carter wHo???

Posted by Steven87 on Sunday, August 24, 2008

Se existe neste momento um rapper que "domina" o mercado do Hip Hop, esse rapper é sem duvida Lil' Wayne. Pois é, o protegido de Birdman está em alta rotação nos Estados Unidos (pude constatar isso mesmo in loco), sendo o seu mais recente album, Tha Carter III, numero 1 no top da Billboard à várias semanas.
Confesso que nunca fui grande admirador deste rapper proveniente de New Orleans, até porque nunca me tinha convencido verdadeiramente do seu valor. No entanto neste album dá-se uma viragem na abordagem de Lil'Wayne, fugiu um pouco ao tipico som "dirty south" (que eu não sou particular adepto...) e aparece renovado. Dois bons exemplos dessa mudança sao "Mr Carter" com a participação de Jay-Z (de volta aos bons velhos tempos) e ainda "Tie My Hands" que conta com a brilhante participação do R'n'B singer Robin Thicke, se não conhecem, aconselho a escutarem o seu ultimo album, no minimo brilhante. Este som é mesmo dos meus favoritos em todo album, muito bem Lil'Wayne nas lyrics, belo flow, nice beat e espectacular interpretação de Thicke nos vocals...
Nem tudo são rosas neste album, obviamente existem alguns espinhos, no caso quero alertar para sons como "A Millie", que até é um dos singles do album (como eu sempre digo, nem sempre os singles são o melhor que está no album, bem pelo contrário), é um som totalmente virado para a nova geração, som sem qualquer sentido de Hip Hop, fraquissimo beat, nem as lyrics de Lil'Wayne salvam este som, minimalista, muito fraco. De resto, os outros sons a destacar pela positiva, são sem duvida "3 Peat", som que abre a tracklist e que prepara muito bem o caminho para o que vem a seguir, "Lollipop" que não sendo um som acima da média, não é o melhor do album mas tem bastante qualidade (video também aparecerá aqui no blog), "Comfortable" com a participação do veterano do R'n'B, Babyface... a malta mais habituada a acompanhar a cena R'n'B tem de obrigatoriamente conhecer este senhor.
Um som mais para as pistas de dança, com um ritmo impressionante de principio ao fim é "Got Money", com T-Pain (outro que não sou particular adepto mas que aqui deu uma bela ajuda a Wayne). Um dos sons mais pesados do album dá pelo nome de "Phone Home", e Lil'Wayne não desilude, mais uma brilhante chuva de hot lyrics por parte de Wayne...
Um som que eu gostei mesmo de ouvir e que no carro passa muito bem é "Mrs. Officer" e conta com a participação de Bobby Valentino, a letra é no minimo hilariante, contando a história pela qual Lil'Wayne tenta engatar uma agente da autoridade...muito bom!!!
Outro som muito apreciado é "La La La", não se deixem impressionar pelo nome tão simples, pois ao nivel de beat, musicalidade, flow, lyrics, este som tem lá tudo...só mesmo o refrão é mais simples, bem ao estilo dos anos 90 em que muitos rappers utilizavam este tipo de abordagem nas suas musicas e que ao longo do tempo se foi perdendo, Wayne aqui fez questão de utilizar e digo que o resultado foi positivo.
Para o pessoal mais ligado ao Hip Hop mais pesado, em que aquilo que interessa é mesmo o beat e as lyrics, entao "You Ain't Nothing On Me" está lá!!! Com a participação de Juelz Santana e, principalmente, de Fabolous (para quem, como eu, pensava que este jovem já não conseguia fazer uma rima da qual não fizesse parte a sigla F.A.B.O.L.O.U.S, pois neste som Fa mostra que está de volta à boa forma que o caracterizou no inicio desta década).
Nada melhor para finalizar um album que mostrar os pensamentos de um homem, que ainda é jovem e que com o tempo só pode melhorar, este ultimo som é simplesmente genial, um beat simples mas que fica no ouvido, dura nada mais nada menos que 9 minutos!!! mas garanto que quem verdadeiramente gosta de Hip Hop e que acima de tudo se interessa pelos problemas que a nossa sociedade vive (no caso a mais visada é a americana), vai ter de ouvir os 9 minutos por completo, garanto que vale a pena.

Aqui fica o video...Lollipop

Disfrutem


0 comments: