Raw Footage...4real!!!

Posted by Steven87 on Thursday, September 04, 2008

Raw Footage é o mais recente album gravado pelo veterano, old school gangsta rapper, ICE CUBE!!! Pois é, este veterano da West Coast, antigo membro dos NWA, regressa ao activo com o seu 9º album a solo.
Para quem aqui leu e ouviu o album de WC, que foi lançado no mercado discográfico no ano passado, era por demais obvio que Ice Cube devia estar a preparar algo de explosivo. Pois assim é, Raw Footage é no minimo...Gangsta!!! Pure West Coast Rap!!! Para o pessoal que como eu é fã deste tipo de som, vão-se passar com os fat beats, o flow totalmente gangsta, ofensivo, intimidatório de Cube.
São 16 tracks de puro Hip Hop made in West Coast. Depois do album de WC, depois The Game e agora Ice Cube...podemos dizer...The West Coast is f'****n back!!! 4 real!!!
Para provar o valor deste album está a entrada directa no 1º lugar do top da Billboard. Um grande feito para um tipo de som que por vezes é preterido em detrimento de outros sons mais comerciais.
Confesso que depois do album de 2006 (Laugh Now, Cry Later) estava curioso para ver qual o tipo de intervençao de Ice Cube na cena Hip Hop, pois passados 2 anos, posso dizer sem qualquer tipo de duvida que a espera por um album novo valeu a pena.
O album começa com um texto lido pelo actor Keith David, voz intimadatoria e que dá o empurrão perfeito para o que se segue. E o que se segue é um som bem conseguido de seu nome "I Got My Locs On", com participação de Young Jeezy, este som não é na minha opinião dos melhores do album, mas consegue servir de entrada para o que vem a seguir, logo aqui podemos apreciar um Ice Cube forte nas lyrics e muito bem no flow, sempre com aquela cadência de rimar que não se perdeu ao longo dos anos. A faixa nº3 "It Takes A Nation" começa com Ice Cube a dizer..."There are 7 wonders in the world, u about to witness the 8...". Pois aqui discordo não naquilo que Ice Cube pode querer dizer com isto, mas isso sim, com o facto de esta faixa ser a 3ª e não a 2ª, pois uma frase deste tipo e tendo ainda a qualidade do beat sobre a qual é dita merecia ter um lugar mais destacado. Seria como um statement feito logo de inicio por Cube para o Mundo. Mas pronto, falando do som propriamente dito, vale a pena ouvir, aquele piano a la West Coast é do melhor e o beat, sempre fat e constante!!! Meus amigos é do melhor.
De seguida chega o primeiro single do album, "Gangsta Rap Made Me Do It", lá está novamente o piano tipico e os fat beats. Aconselho a ouvir atentamente esta faixa, pois para além do conteudo do beat, vale a pena escutar as lyrics atentamente.
"Hood Mentality" é o que se segue, desta faixa fica a frase "The hood is where i'm from but is not what i am", frase que tem a chancela, mais uma vez, do actor Keith David. Atenção às lyrics e atençao a este beat, quem está familiarizado com este tipo de musica vai certamente reconhecer este beat de algumas mixtapes (lembrem-se de Twista...), aqui Ice Cube aproveitou muito bem este beat e deu-lhe o seu cunho pessoal. Excelente nas lyrics e no flow apresentado este som tem ainda a particularidade de ser extremamente agradável e melodioso (a parte do refrão está muito boa).
Se falei ainda agora de um som melodioso...que dizer deste "Why Me?", com participação de Musiq Soulchild (agora é apenas Musiq, mas para mim que já ouço a tanto tempo continua a ser Soulchild). Este som meus amigos, preparem-se, do melhor que ouviram de Ice Cube não só nos ultimos tempos, mas sim em toda a carreira. A maneira peculiar de Ice Cube entrar em cada rima completamente ao ataque, com rimas fortissimas, aqui ganhei um particular interesse por saber como Cube se ia entrosar com Musiq Soulchild, um tipico r'n'b/soul singer. Mas digo-vos, areciador de bom Hip Hop, têm de ouvir, é do melhor que se fez e irá fazer certamente este ano. Espero que tenha lugar a single, pois ao nivel da qualidade é do melhor em todo o album.
Faixa 7, mais uma com o carimbo dos produtores Teak "Da Beatsmith" Underdue & Dee Underdue. Mais uma vez "Cold Places" já não espanta pela qualidade. Estes produtores certamente darão que falar, pois com este tipo de procuções vos garanto que irão ter grande hits, head bangers por toda a parte!!! Este som mistura o melhor de 2 mundos, o som mais pesado da West Coast com sons mais "dançáveis" e mesmo agradáveis (para quem não está habituado ao tipo de som West Coast) que levam a que este som chegue a estas 2 facções do Hip Hop...
"Jack N The Box" é o que se segue, não tão bom como os beats anteriores, mas mesmo assim acima da média do que se tem feito no mundo do Hip Hop, Ice Cube com aquele flow salva qualquer beat, mesmo com aqueles sons extremamente irritantes que vão aparecendo pelo meio, a maneira de rimar de Ice Cube e as suas lyrics salvam este som. "Do Ya Thang", tem a particularidade de começar com um som extremamente minimalista, mas à medida que vai avançando a construção do beat e a rima de Ice Cube se vai desenvolvendo o beat que começou tao simples, acaba por melhorar bastante, acabando por ser considerado um som razoável (será o segundo single do album).
"Thank God" é politicamente...(in)correcto!!! Começa com uma passagem de Ice Cube ao vivo, onde ataca em diversas frentes (Guerra no Iraque...fome em África). Depois desta entrada caaaalma (ironia), começa Ice Cube, simplesmente fantástico, é no minimo assim que defino este som, tem tudo, beat, lyrics, flow, musicalidade...e no refrão tem uma frase que tenho mesmo de concordar "...Thank God the Gangstas back!!!..." é que é mesmo caso para dizer isto, pois este album tem uma quantidade enorme de beats fabulosos, que entrarao nos melhores do ano certamente. "Here He Come", faz jus ao nome do album, é um dos sons mais raw de todo o album, podendo dizer que está bom dentro do género (outra vez o piano a funcionar) mas para quem não está acostumado com este tipo de som, certamente terá dificuldade em gostar...
O próximo som é uma verdade que se constata, infelizmente, bastante em Portugal. "Get Money, Spend Money...No Money" é o nome da faixa. Como podem constatar estou a ser irónico, mas é aquilo que acontece por aqui, quando se tem dinheiro gasta-se esse e mais outro que não se tem e de repente não há dinheiro...história interessante que Ice Cube nos traz, para escutar com atenção.
Quando vi as participações de WC e The Game em "Get Use To It" confesso que fiquei extremamente interessado em ouvir este som, mas no final de contas não me impressionou em nada, o beat é realmente...fraquinho. Para um album que tem tantas e belissimas produções de beats, este beat em que este dois senhores da West Coast entram podia e deveria ser bem melhor...Apesar das brilhantes participações dos três rappers, confesso que esperava mais deste som.
"Tomorrow", aqui está o regresso do bom e belo som West Coast Gangsta Rap!!! Tipicamente Ice Cube e por isso mesmo, muito bom. Como Ice Cube nos diz "...don't be worry about tomorrow... the Future is today"
DJ Crazy Toones, o DJ preferido do pessoal da West Coast por estes dias, também faz uma aparição na produção, no caso na penúltima faixa, "Stand Tall". Som bastante calmo com Cube mais uma vez a dar uma lição de como fazer um beat tão simples, calmo e diria até, banal, parecer algo de extraordinario e espantosamente fora do comum (para aquilo que se conhece de Cube).
" Take Me Away" começa com a mitica frase..."today was a good day" . Brilhante a forma de acabar o album, estes pequenos pormenores, aproveitar o passado utilizando estes adereços para enriquecer um album que por si só já é acima da média. Com a participação de Butch Cassidy nos vocals, este som é a melhor maneira de acabar o album, som forte, mas não demasiado pesado, Butch Cassidy está simples nos vocals mas eficaz.
Certamente este album, apesar de estar em 1º lugar no top da Billboard neste momento, o mais certo é daqui a umas semanas já ninguem olhar para ele, pois a quantidade de albuns de pseudo-HipHop que é editado todas as semanas faz com que bom material como este album acabe no esquecimento do publico em geral...Eu só espero que quem ler este post possa procurar por este album pois eu garanto que vale mesmo a pena ouvir, até porque este tipo de som ainda não é muito apreciado por estas bandas, vejo-me na obrigação de fazer alguma publicidade, pois é disso mesmo que este blog trata, dar a conhecer o melhor que se faz dentro do Hip Hop.

0 comments: